A hipertensão arterial (HA)

A hipertensão arterial (HA)

A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco cardiovascular (CV), pois é uma condição de alta prevalência e tem forte relação com o risco de desfechos cárdio-vasculares e mortalidade, em especial com o Acidente Vascular Encefálico (AVE). Apresenta relação positiva, forte, contínua e independente com o risco de Doença Isquêmica Cardíaca e AVE a partir de valores de pressão arterial sistólica (PAS, máxima) de 115 mmHg e PA diastólica (PAD,mínima) de 75 mmHg.
No Brasil, admite-se que a prevalência de HA seja de 32,3% na população adulta. A prevalência aumenta com a idade e é maior em homens que em mulheres.
Adicionalmente, mais de 50% dos hipertensos apresentam fatores de risco CV associados.

Notadamente, a HA é o fator de risco modificável mais importante para a ocorrência de AVE isquêmico, hemorrágico ou para a recorrência de um AVE.

Dessa forma, a prevenção primária dos quadros cerebrovasculares é melhor alcançada quando a PA é ótima (PA < 120 por 80 mmHg). Para valores de PA acima destes, ênfase deve ser dada na identificação e abordagem adequada da elevação sustentada da PA, além do controle dos demais fatores de risco CV por meio de medidas não medicamentosas, quando indicado.

Cuide MUITO BEM da sua pressão arterial com bons hábitos de vida, consultando regularmente o médico e obtendo medidas da pressão regularmente, sempre em situação de calma,repouso,relax e sem sintomas. Na dúvida, contate sempre o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *