VAMOS ENTENDER MAIS SOBRE MONKEYPOX (VARÍOLA DOS MACACOS)

VAMOS ENTENDER MAIS SOBRE MONKEYPOX (VARÍOLA DOS MACACOS)

A infecção é marcada por febre, dor de cabeça e astenia (fadiga) intensas, dor nas costas, dor muscular e linfadenopatia (ínguas) – uma característica distinta em comparação com outras doenças infectocontagiosas que podem parecer semelhantes. Dentro de um a três dias, instala-se a erupção (manifestação cutânea), que, classicamente, tende a ser mais concentrada na face (95 % dos casos) e nas extremidades (nas palmas das mãos e plantas dos pés em 75% dos casos) do que no tronco. Vale sublinhar que as mucosas orais (70%), a genitália (30%), a conjuntiva (20%) e a córnea também podem ser afetadas.
O quadro evolui sequencialmente de máculas (lesões com base plana) para pápulas (lesões firmes levemente elevadas), vesículas (lesões cheias de líquido amarelado) e crostas que secam e caem. O número de feridas varia de algumas a vários milhares. Em casos graves, podem coalescer até que grandes seções de pele acabam por se desprender.

A doença é geralmente autolimitada, com permanência de sintomas durante duas a quatro semanas. No entanto, pode se agravar em crianças, em pessoas muito expostas ao vírus, em indivíduos com comorbidades e em imunossuprimidos, o que igualmente varia conforme a natureza das complicações.

As complicações podem incluir superinfecção bacteriana da pele, broncopneumonia, sepse, encefalite e comprometimento ocular com consequente perda de visão, assim como cicatrizes permanentes e hiperpigmentação ou hipopigmentação da pele. Ainda se desconhece a proporção de infecções assintomáticas, bem como sua relevância na cadeia de transmissão.

A taxa de letalidade da varíola por MPXV variou historicamente de 0% a 11% na população geral e tem sido maior entre crianças pequenas. Nos últimos tempos, oscilou em cerca de 3% a 6%.

Prevenção inclui evitar contato íntimo e desnecessário com outros indivíduos, isolamento dos pacientes suspeitos ou comprovadamente contaminados, medidas de higiene pessoal, isolamento dos utensílios individuais e roupas.

À menor suspeita, procure o serviço de saúde para receber mais informações e tratamento adequado.

Fiquem bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *