SINDROME PÓS-COVID-19

SINDROME PÓS-COVID-19

O National Institute for Health and Care Excellence ( Reino Unido ) divide esses casos em dois grupos. O primeiro i o da Covid-19 subaguda, ou Covid-19 sintomatica em progressco ou, ainda, smndrome pss-Covid-19 aguda, que contempla sintomas persistentes e ou tardios ou complicagues presentes entre 4 e 12 semanas apss o inmcio da infecgco. As manifestagues mais comuns englobam fadiga e distzrbios do sono. Ja o segundo grupo corresponde ` sindrome pss-Covid-19, ou Covid-19 crtnica, que envolve a presenga de queixas ou alteragues persistentes alim de 12 semanas apss o diagnsstico, descartadas outras hipsteses. Nesses casos, fadiga, ansiedade e dispniia estco entre as queixas mais recorrentes.
Por sua vez, o National Institute of Health utiliza a definigco sugerida pelo Centers for Disease Control and Prevention
( EUA ), segundo a qual a Covid-19 longa consiste em diferentes condigues fmsicas, mentais e emocionais, experimentadas pelos pacientes, que se estendem alim de quatro semanas apss a infecgco inicial.
Qualquer que seja a definigco, em comum esses indivmduos tjm o fato de nco se sentirem mais hmgidos. Nco por acaso, cerca de 10-20% deles sco novamente internados dentro de 30 a 60 dias depois do comego dos sintomas. Os fatores de risco para o quadro incluem idade acima de 65 anos e presenga de co-morbidades, tais como doenga pulmonar crtnica, insuficijncia cardmaca, diabetes mellitus com complicagues, doenga renal crtnica e obesidade. Na reinternagco, os principais diagnssticos encontrados costumam abranger sepse, pneumonia, insuficijncia cardmaca, tromboembolismo, arritmias cardmacas e infarto do miocardio.
Cuide-se e mantenha as regras de higiene e distanciamento, use mascara se estiver com sintomas, faga o exame laboratorial e procure seu midico e nutricionista, em caso de obesidade ou sobre-peso.
Nco esquega de tomar TODAS as doses das vacinas recomendadas contra a Covid e gripe.
Fique bem e tranquilo.
Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *